Em 3 de outubro de 2022, com o início da Tarifa Zero, os cidadãos de Ouro Branco tiveram assegurado o transporte público gratuito, proporcionando maior mobilidade por toda a cidade, tanto na zona urbana quanto na rural, contribuindo com o acesso aos serviços e a economia das famílias.
O programa Tarifa Zero no transporte público municipal nasceu na Câmara Ouro Branco, através de um projeto de lei apresentado por oito vereadores no início de 2022 e que, em setembro do mesmo ano, virou lei após o plenário aprovar o projeto de lei da Prefeitura que instituía o programa.
Ouro Branco faz parte de um pequeno número de cidades brasileiras, 145, segundo um levantamento de abril de 2025, num universo de 5.570 municípios no país, que asseguraram transporte público gratuito para a população. Na Constituição Federal brasileira, o direito ao transporte é reconhecido como um direito social fundamental, garantido pelo Artigo 6º e incluído na lista de direitos sociais por meio da Emenda Constitucional nº 90, de 2015. Em Ouro Branco, com a Tarifa Zero, todos podem acessar os espaços públicos de saúde, educação, cultura e lazer, construindo, assim, uma cidade mais democrática, igualitária e humana.
A Casa Legislativa segue acompanhando o programa, repassando demandas da população e pedindo adequações de acordo com a realidade de cada canto de Ouro Branco.
Onde tem Tarifa Zero, tem Câmara Ouro Branco!
70 anos da Câmara Ouro Branco, 3 anos de Tarifa Zero na cidade.