Notícias e Informativos

Reunião 15/09: Cavalgada de Nossa Senhora Aparecida agora será instituída e incluída no calendário de eventos e festas de Ouro Branco

  • Fonte: Gerência de Comunicação e Eventos
  • Publicado em: 19/09/2025
  • Assunto: Sessão Ordinária

TRADIÇÃO DE 12 DE OUTUBRO | A Cavalgada de Nossa Senhora Aparecida, evento não apenas religioso, mas também cultural do Município, agora será instituída e incluída no calendário de eventos e festas de Ouro Branco. O projeto de lei de autoria dos vereadores Ivanildo e Nilma foi aprovado na reunião ordinária realizada na última segunda-feira (15).

 

Ainda na reunião, o United Nations Instituto Federal (Unif), realizado no IFMG campus Ouro Branco, recebeu Moção de Aplauso e Congratulação, de autoria do vereador Warley, pela realização da sua 9ª edição da simulação da ONU em 2025, reunindo estudantes de diversas cidades e estados do Brasil em debates de grande relevância mundial, abordando temas como crises humanitárias, mudanças climáticas e segurança internacional.

 

A realização do rodeio no próximo Festival da Batata voltou à pauta das discussões, com o pronunciamento de Paulo Teixeira, representante de uma companhia de rodeios, e Iago Evangelista. Ambos afirmaram o não-sofrimento dos animais nos rodeios, quando realizados dentro da legalidade, assim como a fiscalização para que isso não aconteça. A lei que autoriza a realização de rodeios em Ouro Branco é de 2022 e foi aprovada com Emenda do Legislativo garantindo a presença de médico veterinário habilitado, responsável pela garantia da boa condição física e sanitária dos animais e pelo cumprimento das normas disciplinadoras, impedindo maus tratos e injúrias de qualquer ordem.

 

Confira os Requerimentos aprovados na reunião:


Autoria do vereador Warley:

Requerimento 076/2025 –  Solicita à Prefeitura que seja cumprida na Festa da Batata em 2025 integralmente a Lei 2885/2025, aprovada no presente ano, a qual "Dispõe sobre a preferência ao comerciante local para venda de produtos e serviços nas festas públicas municipais realizadas sob o regime de terceirização ou de parcerias".

 

Acesse aqui todas as proposições. Confira, também, a íntegra das reuniões no canal do YouTube da Casa Legislativa