Na reunião da Câmara da última terça-feira (8), realizada sob a direção do presidente Leandro Marcelo Souza (PSDB), os vereadores aprovaram a moção nº 33/2020, de autoria da vereadora Nilma Aparecida Silva (PT), que manifestou repúdio à pretendida privatização da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
De acordo com o texto do documento:
“Considerando que os Correios são a única entidade do Governo Federal presente em todo o território nacional. Considerando que os Correios prestam serviços de interesse social muito relevante como o transporte e a entrega de correspondências e encomendas, e de atendimento e serviços financeiros. Considerando que os Correios prestam inúmeros serviços relevantes para os órgãos públicos municipais, estaduais e federais, como o recebimento de impostos, taxas e pagamentos de benefícios sociais, inscrições em cadastros e concursos, logística de eleições, distribuição de livros didáticos, de provas de concursos públicos, distribuição de medicamentos e vários outros. Considerando os diversos benefícios da presença dos correios e da oferta de seus serviços para a população e para a economia das localidades do interior do país. Considerando que os Correios não são estatal dependente dos recursos do Tesouro Nacional, permaneçam atuando como verdadeiro o braço do Governo Federal em todo o território nacional. Considerando o fato de que o governo federal estuda privatizar os Correios, requeiro, nos termos do Regimento Interno, ouvido o plenário, que seja manifestada moção de preocupação e de apoio desta Casa à manutenção dos Correios como empresa pública com ampla presença no território nacional. Que a presente moção, após aprovada pelos senhores pares, seja encaminhada como prova de nossa mais veemente preocupação e apoio às seguintes autoridades: Presidente da República, Senado, presidente do Senado Federal, deputados, presidente da Câmara Federal, ministro da Casa Civil, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, ministro da Economia, ministro presidente do TCU, Secretaria Federal de Controle Interno da CGU e presidente dos Correios.”
Na ordem do dia, também foram aprovados:
Requerimento nº 138/2020, do vereador Leandro, que solicita à prefeitura o estudo de viabilidade para que seja construída, em toda a extensão da Avenida Patriótica, uma ciclovia, pista de caminhada e vagas para estacionamento de carros em 45 graus.
Requerimento nº 139/2020, da vereadora Nilma, que solicita à prefeitura que seja verificada a necessidade instalação de quebra-molas no bairro Serra Verde, em especial na Via Principal do Bairro.
Requerimento nº 140/2020, da vereadora Nilma, que solicita à prefeitura que seja revisto o contrato com a empresa Turin em nosso município, devido à insatisfação do atendimento a vários bairros, principalmente ao Bairro Serra Verde.
Requerimento nº 141/2020, da vereadora Nilma, que solicita à prefeitura que faça em caráter de urgência a limpeza das ruas e capina do bairro Serra Verde.
Requerimento nº 142/2020, que solicita à prefeitura que seja asfaltado e se instale iluminação pública no trecho que liga Rua Leôncio de Paula à avenida principal do bairro Serra Verde.