A Câmara Municipal de Ouro Branco realizou, na última quinta-feira (18), a 2ª edição da Medalha Dona Jandira, honraria criada para reconhecer pessoas e grupos que contribuem de forma significativa para a preservação, valorização e fortalecimento da cultura ouro-branquense. A iniciativa é regulamentada pelas Resoluções nº 010/2024 e nº 011/2025.
Além de homenagear personalidades que se destacam em diferentes manifestações culturais do município, a edição de 2026 também prestou reconhecimento à Igreja Matriz de Santo Antônio, patrimônio diretamente ligado à origem de Ouro Branco e símbolo da história, da fé e da identidade cultural da cidade.
A solenidade contou com apresentações culturais que representam diferentes expressões artísticas e tradições locais, incluindo dança, música, samba, cultura popular, folia de reis e manifestações ligadas à memória e aos saberes ancestrais.
Neste ano, receberam a Medalha Dona Jandira (cada vereador indica um homenageado):
Kelvyn Adam Bruno da Silva
Vereadora Branca
Empreendedor cultural, educador, pesquisador e condutor ambiental, Kelvyn Adam Bruno da Silva dedica sua atuação à valorização dos saberes tradicionais, da memória coletiva e da cultura popular da comunidade de Itatiaia. Seu trabalho envolve turismo cultural, educação patrimonial, formação comunitária e fortalecimento das manifestações culturais locais. Reconhecido por sua atuação em projetos sociais e culturais, destaca-se pela promoção da identidade afro-indígena e pela preservação do patrimônio imaterial de Ouro Branco.
Roseli Aparecida Félix Reis
Vereadora Bruna
Percussionista, capoeirista e agente cultural, Roseli Aparecida Félix Reis desenvolve há décadas um trabalho voltado à valorização da cultura popular, da inclusão social e das manifestações afro-brasileiras. Atuou em projetos culturais, sociais e educacionais voltados para pessoas surdas e cegas, além de integrar iniciativas ligadas à capoeira, à percussão e à promoção da igualdade racial. Sua trajetória é marcada pelo compromisso com a arte como ferramenta de transformação e pertencimento.
Grupo ProfiSamba
Vereador Ivanildo
Fundado em 2014 por amigos e familiares apaixonados pelo samba e pelo pagode, o Grupo ProfiSamba tornou-se uma das principais referências musicais de Ouro Branco e região. Com mais de uma década de atuação, o grupo se destaca pela valorização da cultura popular, pela realização de apresentações em eventos locais e regionais e pela contribuição para o fortalecimento da identidade cultural do município, levando alegria, integração social e entretenimento por meio da música.
José da Silva – “Seu José da Folia”
Vereador Lan
Conhecido carinhosamente como Seu José da Folia, José da Silva é um dos grandes guardiões da tradição da Folia de Reis em Ouro Branco. Mestre folião, fundador da Folias Santo Reis, São Sebastião e Pastorinhas de Ouro Branco, dedicou sua vida à preservação e difusão dessa importante manifestação da cultura popular mineira. Com seus versos, cantos e ensinamentos, mantém viva uma tradição que atravessa gerações e fortalece a identidade cultural do município.
Giucileia Leite Matias Silva
Vereador Nelinho
Maestrina e educadora musical, Giucileia Leite Matias Silva iniciou sua trajetória artística ainda na juventude, participando de grupos de louvor e estudando música em instituições de referência. Desde 2001, atua como maestrina da Corporação Musical Trombetas de Sião, contribuindo para a formação de músicos e para a preservação da tradição das bandas musicais em Ouro Branco. Sua dedicação à educação musical e à cultura local a tornou uma importante referência artística da comunidade.
Adriano Moreira Silva – DJ Adriano Oliveira
Vereador Neymar
DJ Adriano Oliveira é um dos nomes mais reconhecidos do entretenimento regional. Atuando profissionalmente desde 2008, construiu uma carreira marcada pela presença em grandes eventos, festivais e celebrações, dividindo palco com importantes artistas da música brasileira. Com forte ligação com Ouro Branco, contribui há anos para a movimentação da cena cultural e da economia criativa local, levando música, tecnologia e entretenimento a diferentes públicos.
Aparecida Miriam Bárbara de Faria
Vereadora Nilma
Educadora, bailarina e produtora cultural, Aparecida Miriam Bárbara de Faria construiu uma trajetória marcada pela promoção da dança, da arte e da inclusão cultural em Ouro Branco. Fundadora e coordenadora do Grupo Espírita de Dança TransformArte e uma das idealizadoras da Associação de Dança, Música e Teatro de Ouro Branco (ADMTOB), dedicou-se ao desenvolvimento de projetos artísticos e formativos que ampliaram o acesso à cultura e fortaleceram a dança como instrumento de expressão, convivência e transformação social.
Josyelem Sara Luana Ferreira da Silva
Vereador Warley
Cantora, compositora e produtora musical, Josyelem iniciou sua trajetória artística ainda na infância e consolidou-se como destaque da música gospel. Autodidata em instrumentos musicais, aperfeiçoou sua formação em canto e desenvolveu uma carreira marcada por álbuns, apresentações e milhões de visualizações nas plataformas digitais. Além da atuação nos palcos, dirige seu próprio estúdio e participa de cerimônias e eventos oficiais, representando a cultura musical de Ouro Branco com talento e profissionalismo.
Lúcio Silva
Vereador Eltinho
Cantor, violonista e DJ, Lúcio Silva iniciou sua trajetória musical ainda na infância, desenvolvendo seu talento em atividades da comunidade e em eventos locais. Com experiência em apresentações musicais, festivais, bares, casamentos e casas de eventos, consolidou-se como artista profissional nos últimos anos. Atualmente, amplia sua atuação também como DJ e produtor musical, buscando contribuir para o crescimento da cena artística local e incentivar novos talentos.
A Medalha Dona Jandira leva o nome de uma figura marcante da cultura ouro-branquense e busca valorizar aqueles que mantêm vivas as tradições, os saberes e as manifestações culturais que ajudam a construir a identidade do município.
Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Warley Higino Pereira, a homenagem representa o reconhecimento da importância da cultura para a história e para o desenvolvimento de Ouro Branco, além de destacar pessoas que dedicam suas trajetórias à preservação da memória e das tradições locais.
A homenagem celebrou a diversidade cultural do município, reunindo homenageados, familiares, representantes da cultura, autoridades e a comunidade ouro-branquense em uma noite de reconhecimento e valorização da cultura local.