Notícias e Informativos

Reunião entre vereadores, Associação Comercial e Associação dos feirantes tem como pauta as melhorias em relação à feira da Avenida Mariza de Souza Mendes

  • Fonte: Assessoria e Comunicação CMOB
  • Publicado em: 17/02/2017

Na sexta-feira, 17 de Fevereiro estiveram no Plenarinho da Câmara a Associação Comercial, Associação dos Feirantes, comerciantes e vereadores em um debate produtivo a respeito do Projeto que tramita na Câmara (que tem como pauta a realização da feira também aos domingos) e de sugestões por melhorias para a feirinha na Avenida Mariza.

Foram feitos diversos apontamentos e dadas explicações quanto ao funcionamento da feira, as adequações, as ações da Associação dos feirantes visando melhorias, os Projetos referentes ao assunto, a necessidade de apoio e incentivo do Executivo, o posicionamento dos comerciantes, a necessidade de mudanças pontuais e outros.

Ficou demonstrado por todos os presentes que o fechamento de uma das vias da Avenida não é interessante, sendo um apontamento unânime das partes. A sugestão para a realização da feira na Praça de Eventos, apresentada por um dos comerciantes e já conversada em outro momento em reunião no Executivo não é interessante aos feirantes como apontou a Associação, que ressaltou que o perfil do frequentador é passar pela feira e não ir até a feira, sendo assim que a Praça de eventos teria menos movimento, como já aconteceu em uma experiência de realização da feira aos sábados entre a Praça e a Rodoviária

Outro apontamento dado como sugestão, pelo Presidente da Câmara, vereador Geraldo Pedro, foi passar a feira para um ponto mais alto na Avenida, onde há mais espaço e gera menos transtornos. Quanto a este assunto, que foi bem recebido por todos os presentes na reunião, os representantes da Associação dos feirantes ficaram de repassar a todos os barraqueiros como forma de votação além de ficarem de estudar a viabilidade. Diante do que foi apresentado, os comerciantes presentes e a ACEOB (Associação Comercial e Empresarial de Ouro Branco) se mostraram a favor da feira com as ponderações quanto ao fechamento da via, segurança e limpeza.

O apoio do Executivo foi apresentado também na reunião, em que o vereador Carlos Roberto Rodrigues, líder do governo na Câmara, afirmou ter sido criada uma comissão para fazer os levantamentos necessários e demandas da feira por relatório, para que assim se possa alinhar a contribuição junto aos feirantes.

De acordo com a Associação dos feirantes, existe uma fila de espera de cerca de 60 pessoas que querem montar barraca na feira e que para isso existem critérios como novidade do produto a ser comercializado, cadastro como produtor rural ou MEI (microempreendedor individual) e ainda um levantamento de espaço da feira para ver se atende esta expansão, o que por hora ainda não é viável.  

De acordo com o que foi exposto, na tentativa de melhoria, o que ficou conversado é que a Associação dos feirantes fará os levantamentos necessários para a possibilidade de passar a localização da feira um pouco mais adiante no sentido rotor.