Demandas da saúde também foram comentadas por vereadores em pronunciamento
Reunião do dia 06 de junho contou com a aprovação de Projetos de Lei, Requerimentos e uma Indicação. À frente dos trabalhos, o presidente da Câmara, vereador Geraldo Pedro da Silva (PSL) deu seguimento à pauta, passando a palavra aos vereadores em pronunciamento, seguida de debate e votação das propostas do dia.
O vereador José Irenildo Freires de Andrade, Lan (PCdoB) utilizou seu pronunciamento para comentar a visita que fez ao Hospital Raimundo Campos e que deparou com vários munícipes aguardando atendimento, pois naquele momento só havia um médico. O vereador sugeriu ao Secretário de Saúde, Túlio César da Silva Gontijo, que quando acontecer de faltar um médico, que seja disponibilizado outro talvez até de algum posto de saúde, para que a emergência não fique tão cheia, pois a população não merece passar por problemas assim.
Ao parabenizar o vereador José Irenildo, Geraldo Pedro relatou que muito tem sido procurado por munícipes que reclamam do atendimento ou alguma outra demanda da saúde. Geraldo disse que o vereador Charles o convidou para assinar o Requerimento que solicita a presença do Secretário de Saúde na Reunião do dia 20 deste mês para que a população saiba quais são as ações e propostas para as atuais demandas.
Completando o assunto e tratando também das demandas da saúde, o vereador Charles Silva Gomes (PMN) pontuou que caso não seja atendida adequadamente a prevenção nos Postos de Saúde, a emergência ficará sempre cheia. Charles relatou que as demandas da saúde são diversas e que a população tem procurado sempre para fazer reivindicações a respeito e por isso surgiu a necessidade de fazer o Requerimento solicitando a presença do Secretário de Saúde e sua equipe, para que sejam dados os devidos esclarecimentos. Quanto ao Projeto em tramitação, que se refere à Concessão do Estádio Municipal José Mapa Filho, o vereador explicou que é necessário que o Projeto seja melhor analisado, afim de sanar as dúvidas.
Na Ordem do dia foram aprovados:
O Projeto de Lei nº25/2017 (autoria do Executivo) - que "Dispõe sobre a instituição, em caráter diferenciado, extraordinário e temporário do benefício pecuniário denominado locação social, previsto na Lei 1810/2010 em favor das referências de núcleo familiar que menciona (patriarca ou matriarca conforme cada caso especificado) e dá outras providências.";
O Projeto de Lei nº27/2017 (autoria do vereador José Irenildo Freires de Andrade) - que "Autoriza o poder Executivo a promover a informatização de carteira de vacinação no município de Ouro Branco e dá outras providências.";
O Requerimento nº 20/2017 (autoria do vereador Charles Silva Gomes) - "Os Vereadores abaixo-assinado requererem, nos moldes do art. 136, Inciso II e art. 147, § único, ambos do Regimento Interno, e art. 27, Inciso XI, da Lei Orgânica do Município, Ouvido o plenário o seguinte: Convocar o Secretário Municipal de Saúde, Dr.Túlio César da Silva Gontijo, o Diretor Geral do Hospital Raymundo Campos, José Vicente Santiago e a Coordenadora do TFD, Maria Aparecida Divino Santos, para comparecerem a essa casa Legislativa, na Reunião Ordinária do dia 20 de junho de 2017, com objetivo de prestar esclarecimentos sobre a saúde do município. É impreterível a presença de todos.";
O Requerimento nº 23/2017
O Projeto de Lei nº30/2017, com voto contrário do vereador Charles Silva Gomes -
Como líderes de partido, a vereadora Nilma Aparecida Silva (PT) e o vereador Carlos Roberto Pereira, Carlinhos (PSDB) também fizeram alguns comentários. Nilma destacou a importância de debater o Projeto de Lei nº 30/2017 e destacou que mesmo que a questão do cemitério tenha sido levantada no debate da Lei de Uso e Ocupação do solo, é necessário analisar os possíveis terrenos e isso leva um bom tempo. O vereador Carlos comunicou que segundo informações do Secretário de Obras, Leonardo de Jesus Ferrari, as bombas nas Comunidades de João Gote e Campo Grande já foram trocadas e que o abastecimento agora voltará ao normal. O Projeto referente ao terreno para o cemitério, de acordo com o vereador, foi debatido ano passado, motivo de sua preocupação há tempos e que na situação que se encontra, sem espaço, é temido que sem o Projeto, os entes queridos sejam enterrados em outras cidades.
Antes de passar ao pronunciamento popular, o Presidente, vereador Geraldo Pedro disse ter sido muito pertinente o debate a respeito dos Projetos em pauta, principalmente do Projeto do terreno para o cemitério. Diante disso agradeceu a todos os vereadores e destacou a preocupação do vereador Charles com a questão do espaço que a longo prazo voltará a ser uma demanda do município.
No pronunciamento popular, Geraldo Faustão Viana, presidente da Liga de Desportos, falou do tema Estádio Municipal, destacou a gratificação de Ouro Branco ter um time e lembrou que o estádio é referência em relação a outras cidades. Faustão disse também que concorda que o Projeto seja melhor analisado antes de ser aprovado na Câmara, por serem necessárias algumas adequações e finalizou agradecendo a todos os vereadores que sempre atendem às solicitações em nome da Liga.