Outros temas que marcaram a semana de trabalhos foram também expostos em pronunciamento dos vereadores
Semana de trabalho do Legislativo aconteceu com uma sessão extraordinária na sexta-feira (26), onde foram aprovados dois Projetos de Lei e um Requerimento e com a última reunião do mês nessa terça-feira (30), que contou com a aprovação de uma Indicação. No comando dos trabalhos da Ordem do Dia, o Presidente da Câmara, vereador Geraldo Pedro da Silva (PSL) deu seguimento à pauta passando primeiramente aos pronunciamentos de vereadores e em sequência à votação do tema proposto.
O vereador Charles Silva Gomes (PMN) falou de diversos assuntos em seu pronunciamento e iniciou agradecendo à direção, professores, funcionários e alunos da Escola Oswaldo Cruz de Castiliano, onde foi convidado a apresentar o papel do vereador a alguns alunos, bem como falar um pouco de como funcionam os três poderes. Charles destacou o momento como importante, pela troca de ideias e conhecimento com os alunos. Em relação às demandas das Comunidades Rurais, o vereador falou que já recebeu vários munícipes, que solicitam melhorias no abastecimento de água e reclamam de problemas com a bomba, principalmente em João Gote. Diante disso, informou que já levou as solicitações ao Executivo e mais uma vez pediu urgência por solução, por se tratar de uma demanda tão antiga. Ainda a respeito das Comunidades Rurais, Charles lembrou da falta de transporte aos pacientes acamados e comunicou que a respeito dessas demandas da saúde e da falta de diálogo com pacientes, fez a solicitação pela presença do Secretário Túlio César da Silva Gontijo na próxima reunião para prestar esclarecimentos. Quanto aos Projetos que estão em tramitação na Câmara, o vereador explicou que pedirá vistas para melhor análise, mesmo atrasando um pouco e que por isso sugeriu que o Executivo os envie com mais prazo.
Também comentando a situação dos problemas de abastecimento nas Comunidades Rurais, a vereadora Nilma Aparecida Silva (PT) lembrou que no ano passado aprovaram o novo contrato com a Copasa e que nele consta a ampliação dos serviços para algumas Comunidades, sendo assim cabe aos vereadores cobrarem ação da empresa. A vereadora lembrou que passou por essa demanda quando teve a oportunidade de ser Secretária, sabe que os problemas são diversos, porém necessários de solução agora com o contrato. Ressaltou ainda que as comunidades pagariam a metade da área urbana, pois não seria cobrada a taxa de esgoto e destacou que além disso a água na zona rural necessita de tratamento. Em visita ao bairro Luzia Augusta, Nilma contou que o pessoal da prefeitura já estava instalando a academia ao ar livre, que agora os moradores poderão usufruir, porém infelizmente não na área escolhida ou apropriada. Diante do exposto, lembrou que após a liberação da Emenda, fez uma enquete junto a moradores pela escolha da área onde a academia seria instalada e que o local eleito seria de Associações esportivas que antigamente ganharam o terreno por concessão, por isso a instalação não pôde ser feita ali.
O vereador Geraldo Pedro comentou que foi procurado por moradores do bairro Campo Novo que cobraram pela iluminação, explicou que já existem diversos pedidos e Indicações para que o Executivo solucione esta demanda, porém ainda não existe resposta. Geraldo disse que esteve no local, verificando que realmente está perigoso e pediu ao líder do governo, vereador Carlos Roberto Rodrigues, Roberto (PSDB) que na próxima semana leve respostas ao plenário referentes à iluminação.
O vereador Roberto usou seu pronunciamento para falar dos assuntos expostos pelos vereadores que o antecederam dizendo que a área do Clube Serra Verde no Luzia Augusta precisa ser debatida e também que é importante a presença dos Secretários no Plenário da Câmara em reuniões como forma de demonstrar à população as ações que estão em realização, além disso, o governo tem dado todo apoio para que as atuações das Secretarias sejam esclarecidas. Roberto também relatou que esteve com o Secretário de Obras, Leonardo Ferrari em visita a alguns bairros como forma de contribuição à equipe na busca por soluções, citando entre elas a revitalização da Praça Thomas Gonzaga, solicitação de munícipes. O vereador parabenizou Nilma pela conquista da Emenda pela academia do Luiza Augusta, contando que participou de reuniões na época do processo de escolha do local, destacando ainda o trabalho do Presidente da Associação do bairro. Finalizando, comunicou que a Creche do Belvedere, por compromisso do Prefeito Hélio Campos (PSDB) iniciará as atividades no dia 02 de agosto e que já está aberto o processo de chamamento público às Instituições que tenham interesse em administra-la.
Como líderes de partido Charles e Nilma falaram ainda de outros assuntos e como líder de Governo, Roberto também se pronunciou. Charles chamou a atenção à previsão do aumento de tarifa do transporte público, que está acima do valor proposto, que é contrário por ainda não estar em tempo proposto pela empresa e suas adequações por melhorias. Diante disso sugeriu que o Executivo anuncie previamente caso seja aprovado para que a população não seja pega de surpresa. Nilma anunciou que a obra da erosão do bairro Siderurgia já foi concluída e a da Avenida Mariza faltam cerca de 140 caminhões de terra de acordo com o Secretário. Diante disso, a vereadora sugeriu que caso algum proprietário de terrenos próximos que queiram doar terra é uma opção de material para a erosão. Quanto à Praça José Bonifácio, Nilma falou que poderia ser colocada mais área verde e tirar um pouco do concreto na obra de revitalização. Roberto como líder do governo, lembrou que as visitas no Inconfidentes aconteceram por pedido de moradores, relatou que o levantamento de custos da extensão de rede elétrica está sendo feito pelo Executivo, para que assim possa ser alinhado com a arrecadação e atendimento às demandas.
Na Ordem do dia foi aprovada a Indicação nº 212/2017.
Na Reunião Extraordinária de sexta-feira (26) foram aprovados:
O Requerimento nº 19/2017 (autoria do vereador Geraldo Pedro da Silva) - "O Vereador abaixo-assinado requer nos moldes do art. 136, Inciso II e art. 106, § único, ambos do Regimento Interno, ouvido o Plenário o seguinte: Colocar em apreciação (discussão e votação), o presente requerimento e os Projetos de Lei nºs 23 e 24/2017 em 1ª e 2ª discussão e votação e em Redação Final, na Reunião Extraordinária a ser realizada no dia 26 do corrente.";
O Projeto de Lei nº 23/2017 (autoria do Executivo) - "DISPÕE SOBRE A REVISÃO GERAL DA REMUNERAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS EFETIVOS E COMISSIONADOS E DO PESSOAL CONTRATADO DO PODER EXECUTIVO, PARA O EXERCÍCIO DE 2017, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.";
O Projeto de Lei nº 24/2017 (autoria do Executivo) - "FIXA, PARA O EXERCÍCIO DE 2017, O VALOR DO AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO INSTITUÍDO PELA LEI MUNICIPAL Nº 1.587, DE 14 DE MARÇO DE 2007, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS."