Entre os assuntos em pauta, estão a aprovação de um Projeto de Lei e várias Indicações, além do debate acerca de demandas relacionadas à obras, saúde, segurança e outras.
A primeira Reunião Ordinária do mês de maio aconteceu com o pronunciamento de vereadores, votação dos temas em pauta e três inscritos no pronunciamento popular.O presidente da Câmara, vereador Geraldo Pedro da Silva (PSL) conduziu os trabalhos, em que os assuntos mais debatidos foram, passarelas,reajuste dos servidores, saúde, obras e segurança.
A vereadora Nilma Aparecida Silva (PT) utilizou seu pronunciamento para relatar os assuntos debatidos na reunião semanal dos vereadores com o Prefeito Hélio Campos. A situação das passarelas foi um dos temas conversados e Nilma repassou que em breve o Secretário de Obras, Leonardo Ferrari, irá na Câmara para apresentar propostas e posteriormente será agendada uma Audiência Pública para tratar melhor o assunto com a população. Quanto ao reajuste salarial dos servidores do Executivo, outro tema conversado com o Prefeito, a vereadora pontuou a importância do diálogo com os servidores, falou que será implantada a avaliação de desempenho e espera que assim o impasse seja resolvido com acordo entre as partes, valorizando os servidores da forma como merecem, lembrando que no último mandato, foram eles que batalharam para que o governo funcionasse. Diante do assunto, Nilma contou ainda que o Prefeito ficou de avaliar a situação e que acolheu a sugestão do diálogo com os servidores.
Completando os assuntos tratados pela vereadora Nilma, o vereador Carlos Roberto Rodrigues, Roberto (PSDB) destacou a importância das reuniões semanais dos vereadores com o Exercutivo e disse que assuntos relacionados à segurança também entraram na pauta, como a questão da iluminação e do retorno das atividades do olho vivo, bem como a presença do Secretário de Obras na Câmara para explicar a situação das passarelas.
O vereador Charles Silva Gomes (PMN) iniciou parabenizando a servidora Alessandra por falar do reajuste salarial no pronunciamento popular da reunião passada e também comentou que foi um dos assuntos levados ao Executivo na reunião com os vereadores. Charles pontuou também a importância e necessidade de um canal de diálogo com os servidores e disse ter solicitado ao Prefeito Hélio Campos a revisão da proposta de reajuste. Diante do assunto, o vereador ressaltou a importância também dos assuntos que os munícipes levam à Câmara, pois é assim que o Legislativo toma mais conhecimento das demandas e as encaminha ao Executivo, mesmo muitas vezes não tendo o retorno, gera um certo desânimo, porém destacou a necessidade de pressionar por resultados. Como a população pede respostas, Charles disse ter levado demandas diversas como iluminação, limpeza de lotes, manutenção das estradas rurais e praças, atendimento à saúde, como filas, atendimento a acamados e outros pedindo ação dos Secretários responsáveis. Finalizando, o vereador pediu também que seja revisto o horário de atendimento da Prefeitura.
Na Ordem do dia foram aprovados:
O Projeto de Lei nº 20/2017 (autoria do vereador Charles Silva Gomes) - que "Dispõe sobre as vagas monitoradas de estacionamento de veículos automotores nos estabelecimentos privados para as pessoas com deficiência, com dificuldade de locomoção e idosos na forma que menciona.";
As Indicações nº 159, 160, 179, 188, 189, 191, 192, 193, 194 e 195/2017.
O Pronunciamento popular contou com três inscritos. Jésus Quirirno comentou o tema obras públicas, dizendo que a Comunidade de Curvilhana está com a estrada em péssimas condições de acesso, que ainda sofre com problemas de iluminação e pediu que os vereadores ajudem com essas demandas. Carlos Willian falou do acesso a Alameda 5 até a chácara 45 do Condomínio Vila Real, dizendo que somente parte do acesso foi feita e que por isso irá ao plenário comentar o assunto até que seja resolvido. Alessandra Alves falou do aumento do salário do servidor, relatou parte do que havia dito na reunião passada, que levou o assunto em seu próprio nome, destacou que a avaliação de desempenho já foi um ganho e agradeceu aos vereadores que intercederam junto ao Executivo.