A Plenária Municipal do Parlamento Jovem de Ouro Branco marcou o fim da primeira fase do programa na nossa cidade!
Foi um momento único em que os jovens mostraram toda a articulação e consciência política que possuem e desenvolveram ainda mais participando do PJ!
Durante a plenária, os jovens, divididos em três grupos, apresentaram suas propostas de lei para votação. Após uma defesa calorosa dos projetos, o público presente votou e as propostas vencedoras serão levadas para o grupo de trabalho regional do programa.
Os jovens também votaram e elegeram os colegas Maria Eduarda e Thiago para representar o grupo na etapa estadual do Parlamento Jovem.
A Plenária Municipal também foi o momento dos jovens decidirem o tema que Ouro Branco levará como sugestão para o Parlamento Jovem 2026. E eles votaram pelo tema “Sustentabilidade e Mudanças Climáticas”.
O Parlamento Jovem é um projeto de formação política para estudantes do ensino médio de Minas Gerais, uma iniciativa da Assembleia Legislativa do estado. Além de aprender sobre o funcionamento dos Poderes Legislativos municipal e estadual, os alunos apresentam e debatem ideias que podem virar leis. Mas o mais importante: no programa os jovens têm a chance de mostrar que têm voz, ideias e poder de transformação!
O PJ chegou à Câmara Ouro Branco em 2025 e, mesmo em sua primeira edição, já deixa marcas nos participantes, na Casa Legislativa e em toda a população da cidade.
Saiba mais sobre o Parlamento Jovem
A primeira etapa do projeto é a municipal, que compreende a realização, pela Câmara Municipal, da formação política e temática dos estudantes, através de oficinas sobre política, poderes e papel do cidadão e para adquirir conhecimento sobre o tema da edição, e também do diagnóstico local, com pesquisa de campo, a fim de verificar a realidade do tema da edição no município, e a redação de propostas, com treinamento sobre técnicas de redação de propostas e dinâmicas das plenárias. Nesta etapa também acontecem os Encontros Regionais, com a participação dos estudantes das cidades do pólo, e a realização da Plenária Municipal, na Câmara.
Logo após acontece a Etapa Regional, que compreende o estudo do documento de propostas que será debatido e votado na Plenária Regional, a preparação dos estudantes, com a discussão sobre os temas sugeridos pelos municípios do polo para a edição seguinte, e o planejamento e definição de diretrizes da Plenária Regional. Esta etapa finaliza com a realização desta Plenária, em uma das cidades do polo.
A última etapa é a estadual, quando acontece o estudo do Documento-Base para os Grupos de Trabalho (GTs) da Plenária Estadual. Esse documento consolida as propostas aprovadas nas Plenárias Regionais. É produzido e divulgado pela Coordenação Estadual. Também acontece o estudo de textos sobre os três temas priorizados para a edição seguinte. Esses três temas são definidos pela Coordenação Estadual, a partir de indicações dos estudantes aprovadas nas Plenárias Regionais. Na ALMG, a Coordenação Estadual realiza a Plenária Estadual do PJ Minas, evento paralelo ao Encontro de Coordenadores, para troca de experiências.