Notícias e Informativos

Câmara de Ouro Branco realiza primeira entrega da Medalha Dona Jandira

  • Fonte: Gerência de Comunicação e Eventos
  • Publicado em: 30/06/2025
  • Assunto: Homenagem

Solenidade celebrou a arte e a cultura de Ouro Branco homenageando personalidades e instituições

 

A Câmara Municipal de Ouro Branco realizou a primeira entrega da Medalha Dona Jandira, em uma emocionante Sessão Solene marcada por apresentações culturais e homenagens a artistas e instituições que contribuem significativamente para a cultura do município.

 

A medalha leva o nome de Dona Jandira, artista que, mesmo tendo iniciado sua carreira musical aos 66 anos, construiu um legado de mais de 400 apresentações no Brasil e no exterior, tornando-se símbolo da valorização da cultura local. Natural de Maceió (AL), Dona Jandira escolheu Itatiaia, distrito de Ouro Branco, como lar, onde desenvolveu sua trajetória artística até seu falecimento em 2024, aos 85 anos.

 

A solenidade, regulamentada pelas resoluções nº 010/2024 e nº 011/2025, contou com a presença dos vereadores, de representantes de entidades e secretários municipais além de, claro, artistas e produtores culturais de Ouro Branco. A programação teve início com a exibição de uma trilha musical e um vídeo biográfico sobre Dona Jandira. Em seguida, os convidados puderam assistir a diversas apresentações artísticas de homenageados da noite.

 

Entre os homenageados estavam nomes como o músico Cléver Bambu, parceiro musical de Dona Jandira; a Casa de Música de Ouro Branco, que oferece formação musical gratuita a crianças e adolescentes da cidade; o cantor e compositor Ció Balbino; o artesão e músico Roberto Márcio d’Assunção; o líder comunitário Wilton Fernandes Guimarães; o capitão da Banda de Congado São Benedito e São Francisco, José Geraldo dos Santos; a Associação de Cultura Afro-Brasileira de Ouro Branco (Acafro); o cantor e professor Acawã; a escritora e agente territorial de cultura Ângela Magda Veríssimo; e o cantor Patrício Vieira.

 

Durante seu discurso, o presidente da Câmara Ouro Branco, Warley Pereira, destacou a importância da valorização da cultura e da memória artística da cidade. “Homenagear aqueles que fazem a arte e a cultura é fundamental para preservar a identidade de um povo, promover o desenvolvimento social e econômico, e estimular a criatividade e o pensamento crítico”, afirmou.

 

A primeira edição da Medalha Dona Jandira marca também os 70 anos da Câmara Municipal de Ouro Branco, reafirmando o compromisso da Casa Legislativa com a valorização da cultura e dos talentos locais. A entrega da homenagem será realizada anualmente.

 

Conheça os homenageados:

 

Leandro Márcio Arouxa do Nascimento

Neto de Dona Jandira, representando a família

 

Cléver Bambu

Parceiro musical e de vida de Dona Jandira

 

Associação Cultural Casa de Música de Ouro Branco, representada pela musicista Kênia Libânio, sua fundadora e gestora

Indicação vereador Warley Pereira

A Casa de Música de Ouro Branco tem desempenhado um papel essencial na formação musical e cultural da região há mais de duas décadas. Como uma instituição sem fins lucrativos, oferece ensino gratuito de música a 250 crianças e adolescentes, garantindo acesso à arte e incentivando o desenvolvimento de novos talentos. Seu trabalho contribui significativamente para a inclusão social e para o enriquecimento da comunidade.

 

Ció Balbino

Indicação vereador Ivanildo Alves

Cantor, músico e compositor. Essa é a definição do artistaCió Balbino. Músico da cidade de Ouro Branco, toca violão e ukulelê, e se destaca por seu estilo único, realizando apresentações surpreendentes. Com mais de 10 anos de carreira, trilha um enorme repertório de músicas autorais e covers, e se apresenta com sua banda de rock e pop rock Fulltime Rock Club.

 

Roberto Márcio D’Assunção

Indicação vereadora Bruna D’ Ângela

Sempre movido pelo desejo de dar uma identidade cultural ao artesanato de Ouro Branco, Roberto dedicou grande parte de sua vida à arte. Foi um dos partícipes na criação da Associação dos Artesãos de Ouro Branco, Arte Ouro, criada em 2013. Roberto também contribuiu para a educação, atuando como professor. No campo musical, formou uma dupla de voz e violão com o senhor Adão Olímpio, apresentando-se por muitos anos em bares da cidade. Roberto também dividiu os palcos com Dona Jandira por diversas ocasiões.

 

Wilton Fernandes Guimarães

Indicação vereadora Branca de Castilha

Wilton tem relevantes serviços prestados à cultura e às causas sociais do Município de Ouro Branco, destacando-se especialmente pela atuação na preservação e difusão cultural, pelo fomento à educação patrimonial e pela realização de atividades sociais transformadoras na comunidade de Itatiaia. Destacam-se, dentre suas contribuições, a criação da Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito, a fundação da Associação Sociocultural Os Bem-te-vis e a restauração do patrimônio histórico e cultural da Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia, incluindo a recuperação de peças sacras desaparecidas.

 

José Geraldo dos Santos

Indicação vereador Lan Andrade

José Geraldo é fundador e capitão da Banda de Congado São Benedito e São Francisco, que completa 25 anos de formação este ano. O grupo segue realizando eventos e tocando em várias festividades, festivais, fazendo apresentação nas ruas, nas igrejas, escolas de Ouro Branco e região, levando a alegria a cultura africana a todas a pessoas e lugares.

 

Associação de Cultura Afro-Brasileira de Ouro Branco, Acafro

Indicação vereador Nelinho Alves

Criada em janeiro de 2009 por um grupo de a artistas locais liderados por Wanderson Wagner de Campos, conhecido como Mestre Sapo, a Acafro atua em diferentes segmentos como teatro, dança, circo, música, entre outros. Atualmente, a atividade âncora da Acafro é a capoeira, que atende aproximadamente 150 alunos somando todos os polos de atendimento: São Francisco, Belvedere, Olaria e centro. A entidade também oferece aulas de percussão, pandeiro, música e capoeira, totalizando mais de 200 atendimentos com as oficinas que são ofertadas de forma gratuita aos alunos menores de idade.

 

Acawã

Indicação vereador Neymar Meireles

Acawã é um dos artistas mais reconhecidos e ativos do cenário musical da região do Alto Paraopeba. Como baterista, integrou bandas por mais de uma década. Já como vocalista, já passou pela Banda Show e, desde 2016, lidera a banda Vô Zito, com a qual participou de eventos de grande porte, como a abertura do show de Nando Reis no Festival da Batata de 2023. Merece destaque ainda que, desde 2022, Acawã atua como professor de violão na Casa da Juventude em Ouro Branco, onde inspira jovens a desenvolverem novas habilidades e talentos.

 

Ângela Magda Soares Veríssimo

Indicação vereadora Nilma Silva

Ângela é advogada mas também se destaca pela sua atuação cultural em Ouro Branco. Já desenvolveu vários projetos no município, como o “Palavras são asas” e “Tire seu livro da gaveta”. Também já desenvolveu projetos culturais no Lar Frederico Ozanam e em escolas municipais. Hoje é Agente Territorial de Cultura do Ministério da Cultura e vice-presidente da Academia de Letras de Ouro Branco. Ângela também é autora de livros e já recebeu premiações em eventos literários nacionais e internacionais.

 

Patrício Vieira

Indicação vereador Eltinho Vieira

Durante 13 anos, Patrício formou dupla com o amigo Marcos Paulo. Esse ciclo se encerrou em 2021, quando partiu para carreira solo. Nessa nova fase, Patrício conta com muitas parcerias de peso em nível nacional. Ele canta um vasto repertório sertanejo, relembrando canções consagradas ao som da viola e da sanfona.