A Reunião do dia 09 de Maio, aconteceu com pronunciamento de vereadores a respeito das diversas demandas do município e acontecimentos da semana que passou
Na sequência dos assuntos em pauta, o presidente, vereador Geraldo Pedro da Silva (PSL) conduziu os trabalhos passando primeiramente aos vereadores para os pronunciamentos, seguindo à votação e debate de Indicações e Requerimento e na terceira parte anunciou o pronunciamento popular com dois inscritos.
O primeiro vereador a se pronunciar, foi Carlos Roberto Rodrigues (PSDB), Roberto, que fez um relato de sua trajetória de trabalho como vereador nos últimos meses, falando de assuntos relevantes para o momento como iluminação, passarelas e segurança pública. O vereador contou que tem trabalhado com tranquilidade, sem tomada de decisões precipitadas, sendo um ouvinte, recebendo as reivindicações e além disso atuado como líder do governo com orgulho, exercendo a missão de atuar em união com os vereadores, pautando em prevalecer sempre pelo bom senso. Roberto disse que aceitou a missão de ser líder, representante do governo na Câmara, pois sentiu o respeito e liberdade de atuação, inclusive para discordar algumas vezes, quando necessário, sempre dialogando pelo melhor para a cidade. Quanto à questão de discordar, o vereador citou que antes mesmo da entrada de um Projeto do Executivo no Plenário, solicitou a retirada por não achar pertinente. A respeito do assunto passarelas e iluminação pública, Roberto sugeriu que a ida do Secretário Municipal de Obras, Leonardo de Jesus Ferrari, ao Plenário seja na próxima Reunião Ordinária, dia 16 de Maio. Finalizando, o vereador comentou que esteve com as polícias Militar e Civil que o informaram das passarelas onde há maior índice de ocorrências.
A vereadora Nilma Aparecida Silva (PT) iniciou seu pronunciamento completando as palavras do vereador Roberto e comentou que o Projeto que o governo retirou antes de ir a votação foi debatido pelos vereadores em uma reunião a tarde, explicando assim que o trabalho do vereador não se restringe somente às terças, ao explicar o papel do vereador, o que as pessoas muitas vezes confundem. Nilma lembrou também que quando um acontecimento não é comentado em pronunciamento não quer dizer que não passou pelo conhecimento do vereador e que algumas demandas ao Executivo tem levado pessoalmente aos responsáveis, que tomam providências, por isso não as faz publicamente. Em relação à paralisação dos servidores públicos na última semana, a vereadora parabenizou-os pela conquista após negociação com o Executivo, destacando a importância do diálogo e lembrando que o direito de paralisação é sagrado do trabalhador e que todos tem seu apoio. Quanto a questão das passarelas, Nilma disse que o Secretário de Obras já fez o levantamento das demandas, bem como da necessidade de iluminação ou daquelas que não são úteis. Ao fim de seu pronunciamento, a vereadora solicitou ao líder do governo que reforçe o pedido de envio à Câmara da revogação da Lei de permuta de IPTU para a empresa Casa Maior, explicando que o valor da permuta não paga a obra e que ao aprovarem a Lei os vereadores naquele momento fizeram baseados em informações falsas a respeito do assunto, por isso a necessidade da revogação.
Iniciando seu pronunciamento, o vereador Charles Silva Gomes (PMN) parabenizou os servidores pela conquista após as negociações, lembrando os desencontros de diálogo e que na época da transição o governo já sabia das dificuldades que iria enfrentar, pontuando ainda a importância em valorizar o servidor público. Charles destacou e agradeceu o trabalho da equipe de endemias e saúde da família pelo atendimento e carinho com a população. Outro assunto tratado pelo vereador foi a informação às Entidades quanto ao projeto para captação de recursos para diversos setores, que já está disponível o edital no site da Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais) e em sua página. Charles falou ainda da questão da segurança nas Comunidades Rurais e voltou a comentar os assuntos que foram tratados com o Secretário de Obras, entre eles pavimentação, iluminação, municipalização do trânsito e outros. Ao fim comentou que mesmo se posicionando contrário a algumas ações, não é pelo lado pessoal e sim pelo trabalho que é em prol dos anseios da população.
Como líder do governo o vereador Roberto lembrou e destacou a importância das demandas levadas ao Plenário no pronunciamento popular, falou da importância do diálogo entre Legislativo e Executivo, informou que a viatura da patrulha rural já voltou a funcionar e que o processo de pavimentação das ruas do bairro São Francisco já está pronto, dentro em breve as obras terão início. O vereador Rodrigo Vieira Duarte (PSD) comunicou a conquista do repasse para a pavimentação da Rua Melquíades, que o orçamento, vindo de Emenda Parlamentar, já foi disponibilizado.
Como líder de seu partido, a vereadora Nilma explicou que o ex-prefeito Padre Rogério deixou em caixa cerca de 4 milhões no fim do mandato, com compromissos quitados e informando ao que muitos dizem, a obra da LO1 foi fruto de financiamento que ficou para a administração seguinte quitar, assim como muitos prefeitos o fazem com grandes obras, exemplificando a reforma da Praça Santa Cruz que a ex-prefeita Cida Campos financiou para a atual administração quitar.
Na Ordem do dia foram aprovados:
As Indicações nº 197, 198, 199, 200, 201, 202, 203, 204 e 205/2017.
O Requerimento nº 18/2017 (autoria do vereador Charles Silva Gomes) - "O Vereador abaixo-assinado requer, nos moldes do art. 136, Inciso II e art. 106, § único, ambos do Regimento Interno, ouvido o Plenário o seguinte: Solicitamos ao Executivo que apresente cópia do Edital que se deu a concessão do serviço público de transporte coletivo no município de Ouro Branco e seus anexos, bem como a proposta técnica da concessionária."
No Pronunciamento Popular, Pascoal de Souza Martins falou a respeito do assunto Associação Comunitária de Rádio difusão, relatando alguns problemas por ele enfrentados como diretor da instituição. Luiz Alberto Gomes tratou do tema ética na política solicitando informações a respeito de denúncias por ele feitas.