Saúde, reforma da previdência e aprovações de Indicações ao Executivo foram alguns dos temas da reunião.
Última sessão do mês de abril aconteceu com pronunciamento de vereadores, votação e aprovação de Indicações e três inscritos no pronunciamento popular. Dando seguimento à pauta do dia, o Presidente da Câmara, vereador Geraldo Pedro da Silva (PSL) conduziu os trabalhos, contando que a partir dessa reunião as intérpretes de libras estarão no Plenário.
Em seu pronunciamento, o vereador José Irenildo Freires de Andrade, Lan (PCdoB) fez uma breve homenagem aos escoteiros lembrando as comemorações do dia mundial do escoteiro, 23 de abril. O vereador falou também da Proposta de Emenda Parlamentar de revisão da Reforma da Previdência e das paralisações no dia 28 de abril em todo o Brasil, pontuando que é sim necessária uma reforma, porém de maneira menos dura, pois a que se apresenta é imoral, ilegal e afeta diretamente a toda população. Diante do exposto, José Irenildo convidou todos para irem para as ruas, afirmando que o Congresso quer acabar com os direitos da população e contando que os membros de seu partido são contrários à referida proposta.
O vereador Charles Silva Gomes (PMN) também parabenizou os escoteiros pelas comemorações ao dia mundial e em relação à reforma da previdência, informou que alguns gabinetes aderiram a paralisação no dia 28 de abril. Em agradecimento à Secretaria de Obras, o vereador comentou que esteve em reunião levantando demandas diversas, entre elas as passarelas, manutenção das ruas e estradas rurais, operação tapa buracos, erosões, manutenção da Praça Santa Cruz, municipalização do trânsito e outras. Charles ressaltou que quanto a essas e outras demandas continuará cobrando providências. Outro assunto tratado pelo vereador foi o comunicado da vacina da gripe, que acontecerá no período entre abril e maio e que aqueles que tem direito devem procurar o posto de saúde do bairro. As demandas da saúde foram também comentadas por Charles, que disse estarem chegando em alto volume no gabinete e que os maiores problemas são a falta de informação, falta de organização e de trabalhos preventivos. O vereador contou que o atendimento está muito falho e que esse serviço é primordial, por isso continuará cobrando soluções. Finalizando, parabenizou o Presidente pelo retorno do trabalho das intérpretes de libras.
Falando também dos problemas na área da saúde, a vereadora Nilma Aparecida Silva (PT) destacou que é necessário tratar a saúde das pessoas e não a doença, por isso a importância do projeto de terapias integrativas como forma de prevenção. Ainda sobre o assunto, Nilma contou que a demanda é maior que a oferta de consultas e que assim sem vaga nos postos de saúde, os pacientes procuram o Hospital Raimundo Campos. Diante disso, há necessidade de medir mais esforços por melhorias nos postos de saúde. Diante disso, mesmo levando as demandas aos responsáveis e destacando a atenção do Diretor José Vicente, é preciso um trabalho conjunto de prioridades e buscando soluções efetivas. Quanto ao assunto passarelas, a vereadora contou que ainda não possui respostas. Nilma explicou também a situação da creche do bairro São Francisco diante dos questionamentos feitos por pais, que começaram a receber pedidos de fraldas, não sendo obrigatório e sim para aqueles que tem condições de contribuir. A vereadora falou ainda da manifestação contra a Reforma da Previdência no dia 28 de abril, que gabinetes não funcionarão em apoio à mobilização nacional e que o movimento é apartidário contra uma proposta que afeta toda a população. Sendo assim, convidou todos ao movimento de Ouro Branco que acontecerá a partir das 9 horas na Praça Santa Cruz. Dizendo que diante da proposta, que é mais um dos pacotes de maldades do Congresso e que não cabe nem Emendas, Nilma salientou que é melhor parar para no futuro o país não sofrer mais consequências. Ao finalizar, no momento da reunião dos municípios do CODAP (Consórcio Público para Desenvolvimento do Alto Paraopeba), a vereadora contou que pediu aos Prefeitos da região uma força tarefa pela contratação da mão de obra local, por parte das empresas que prestam serviços no Alto Paraopeba.
Na Ordem do dia foram aprovados:
As Indicações nº 177, 178, 180, 181, 182, 183, 184, 185 E 186/2017.
No pronunciamento popular Carlos Willian falou do acesso ao lote que possui, que após 26 anos em que possui o terreno foi finalmente aberto. Alessandra Alves, em seu nome como servidora, pediu apoio dos vereadores em relação à proposta do Executivo de reajuste salarial de somente 0,5%. Bruno Alvares contou um pouco da história do movimento dos escoteiros em comemoração aos dia Mundial do Escoteiro, 23 de abril.