Notícia

Vereadores aprovam Requerimentos em Reunião Ordinária

Assessoria e Comunicação CMOB 22/08/2017

Sessão contou também com pronunciamentos referentes a agradecimentos e demandas do município            

Na Reunião do dia 22 diversos temas entraram em pauta, entre eles , demandas do transporte, obras, solicitações ao Executivo e agradecimentos. Dando seguimento aos trabalhos, o Presidente da Câmara, vereador Geraldo Pedro da Silva (PSL) passou a palavra primeiramente aos vereadores inscritos em pronunciamento, na sequência anunciou as votações e debate dos temas em pauta e na terceira parte conduziu ao pronunciamento popular que contou com dois inscritos.

O vereador Carlos Roberto Rodrigues, Roberto (PSDB) relatou que como líder de governo, em julho participou da reunião entre Executivo e equipe do DER (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem) e na oportunidade levantou questões como a necessidade de manutenção, limpeza, conservação e sinalização da MG 129 trecho entre Ouro Branco e Ouro Preto. De acordo com Roberto, recentemente aconteceu mais um acidente entre Ouro Branco e Itatiaia, sendo esse o sexto, sendo que a Defesa Civil foi quem fez o controle do tráfego. O vereador falou ainda das depressões na pista e do mato que também podem causar outros acidentes. Diante do exposto, Roberto comunicou que o Executivo estaria em outra reunião essa semana em Belo Horizonte para tratar do trânsito de carretas na MG 129 e aproveitou o momento para reiterar que a equipe reitere os pedidos feitos em julho. Outro assunto tratado pelo vereador foi a preparação do governo para que Ouro Branco receba durante dois meses o Projeto Odonto Sesc a partir do fim deste mês. O projeto visa atender a comunidade que tem dificuldades de acesso a tratamentos dentários e serão disponibilizados diversos procedimentos com atendimento gratuito pré agendado. Roberto informou ainda que em um primeiro momento o atendimento será ao lado do poliesportivo, porém a tentativa é transferir para a Praça Santa Cruz.

Em seu pronunciamento, o vereador Charles Silva Gomes (PMN) falou um pouco a respeito de seu posicionamento da última reunião, lembrando que é mais fácil estar na Câmara e apontar as dificuldades e lamentando que muitas pessoas na prefeitura, não todas, atuam somente por salário. O vereador disse que toca nesse assunto por ser representante da população e querer que a cidade se desenvolva e que as demandas tenham solução. Outro assunto relatado por Charles foi a visita junto ao Secretário de Obras a diversos pontos da cidade, entre eles a obra de erosão da Avenida Mariza, na qual agradeceu a equipe por solucionar a demanda no local. Aproveitando os agradecimentos, parabenizou também a equipe da defesa civil, Secretaria de Meio Ambiente, IEF (Instituto Estadual de Florestas), brigada de incêndio e Conselho das cidades pela mobilização diante do fogo na Serra. A demanda da passarela entre as ruas Leôncio de Paula e Antônio Tavares foi comentada pelo vereador, que lembrou que há três anos foi acordado com a Secretaria de Obras que um munícipe construísse a passarela, porém até hoje não houve solução. Charles falou de mais algumas ações que aconteceram durante a semana, entre elas o encontro com a empresa Junior da UFSJ que realizará na AEA uma semana do empreendedorismo, o agradecimento à equipe da prefeitura pelos reparos em algumas ruas do Centro reiterando que ainda faltam alguns renivelamentos de paralelepípedos em outros pontos, a necessidade da Prefeitura fiscalizar melhor a questão dos entulhos e descarte de lixo que prevê multas no Código de Posturas do município e as especulações a respeito de alguns cortes na insalubridade de servidores solicitando ao Executivo que reveja essa questão.

O vereador José Irenildo Freires de Andrade, Lan (PCdoB) iniciou agradecendo a contribuição e participação do Presidente da Câmara, vereador Geraldo Pedro na reunião com a Deputada Federal Jô Moraes, que representa a Câmara Federal no acompanhamento ao acidente na Gerdau. O vereador lembrou que esse foi o segundo acidente na empresa com vítimas fatais em menos de um ano e sugeriu que o Executivo convide a Gerdau para uma conversa e exija cuidado com a segurança dos funcionários. Ainda a respeito do assunto, ressaltou a atuação do Sindicato pelo trabalho com mais segurança e relatou que encaminhou ao Executivo uma Indicação pelo acompanhamento da Gerdau ao dar cobertura total às vítimas.

Tratando de três temas, o vereador Rodrigo Vieira Duarte (PSD), iniciou seu pronunciamento agradecendo à Renata e Larissa, representantes da equipe de ciclismo catraca rosa, com quem esteve reunido em apoio ao evento promovido pela equipe que acontecerá no dia 29 de outubro. Rodrigo comunicou que esteve com representantes das Secretarias de Cultura e Esportes, que se prontificaram em ajudar. Em relação a pedido de moradores do bairro Alto Chalé, Rodrigo informou que já fez uma Indicação solicitando a diminuição de parte da Praça para aumentar o espaço da via com o objetivo de melhorar o trânsito no local. O terceiro assunto foi o convite à corrida beneficente em prol do menor José Antônio. Rodrigo fez o convite a todos e comunicou que a corrida e caminhada acontecerá no dia 27 de agosto e a inscrição pode ser feita na Secretaria de Esportes no Poliesportivo no valor de 20 reais, que será revertido aos custos do tratamento de José Antônio.

O vereador Leandro Marcelo Souza (PSD) falou da falta de manutenção nas estradas rurais, solicitando ao Executivo que atenda essa demanda pela proximidade do período de chuvas e para que os munícipes não sofram mais um ano com os transtornos pelas condições das referidas estradas.

Na Ordem do Dia foram aprovados:

O Requerimento nº 40/2017 (autoria do vereador Leandro Marcelo Souza) - "O Vereador abaixo-assinado requer, nos moldes do art. 136, Inciso II e art. 106, § único, ambos do Regimento Interno, ouvido o Plenário o seguinte: Solicito ao Executivo que sejam estabelecidos procedimentos para criação de vagas exclusivas para veículos escolares a fim de proporcionar segurança durante o embarque e desembarque de alunos em frente às Escolas Municipais."

O Requerimento nº 41/2017 (autoria do vereador Charles Silva Gomes) - "O Vereador abaixo-assinado requer, nos moldes do art. 136, Inciso II e art. 106, § único, ambos do Regimento Interno, ouvido o Plenário o seguinte: Solicitamos ao Executivo Municipal que seja encaminhada a essa casa Legislativa informações quanto ao funcionamento do poço artesiano da comunidade de Vieira. Os moradores da comunidade sofrem sempre com a falta de água e é sabido que o poço artesiano já está pronto há anos, porém falta a extensão da rede de abastecimento de água na comunidade. Esperamos que uma solução seja tomada para colocar o poço em funcionamento e levar água à população. A distribuição de água é um serviço básico e uma necessidade extrema das comunidades que sofrem com a falta do abastecimento."

No Pronunciamento Popular, Paulo César leu uma homenagem que fez a todos os pais pelas comemorações ao dia dos pais no início do mês de agosto. André Luiz Resende falou da situação insustentável referentes aos problemas com a iluminação no bairro Bandeirantes, que passa por interrupções de energia com muita frequência, pedindo assim apoio aos vereadores.