Contas Públicas

Relatório de Gestão Fiscal (RGF)

A Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, intitulada Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, com o propósito de assegurar a consecução das metas fiscais e a transparência dos gastos públicos, pressuposto da "gestão fiscal responsável".

Como instrumento de transparência da gestão fiscal, a LRF instituiu o Relatório de Gestão Fiscal (RGF), abrangendo as informações referentes à consecução das metas fiscais e dos limites de que trata a Lei.

O RGF deve conter informações relativas à despesa total com pessoal, dívida consolidada, concessão de garantias e operações de crédito, entre outras.

*Obs: Para visualizar os relatórios e demonstrativos abaixo é necessário ter instalado em seu computador o software Acrobat Read - Saiba Mais.

ARQUIVO .PDF

PDF é a abreviatura de "Portable Document Format" e trata-se de um formato que foi adotado pela Câmara Municipal de Paraisópolis para a publicação de determinados documentos no seu website. Sua principal característica consiste em representar um documento com integridade e fidelidade ao seu formato original

Para visualizar um documento no fomato PDF, identificado pela figura, é necessário a utilização do programa “Adobe Acrobat Reader”. Este programa é distribuído gratuitamente pelo fabricante e você pode baixá-lo acessando o seguinte endereço: http://get.adobe.com/br/reader/